March 20, 2025
Construindo equipes inteligentes para eliminar SIFs
Grandes equipes são a espinha dorsal de toda organização segura e bem-sucedida. Pesquisas na última década mostram que equipes com altos níveis de inteligência coletiva trabalham de forma mais inteligente e eficaz à medida que resolvem problemas complexos, incluindo a eliminação de riscos graves no local de trabalho.1
O que é Inteligência Coletiva (IC)?
A Inteligência Coletiva (IC) é a capacidade de um grupo de trabalhar de forma eficaz em uma variedade de tarefas. Pense nisso como o Quociente de Inteligência (QI) de uma equipe. Assim como um indivíduo altamente inteligente pode enfrentar uma série de desafios, as equipes de alta IC têm um bom desempenho consistente em diferentes situações.
O que torna uma equipe inteligente?
O estudo mostrou que não é a inteligência dos membros individuais da equipe que mais importa para seu desempenho. Em vez disso, três fatores são críticos para equipes de alto desempenho e coletivamente inteligentes: processo de grupo, habilidades individuais e sensibilidade social.
- Processo de Grupo: As melhores equipes se coordenaram de forma eficaz:eles alinharam as tarefas com os pontos fortes de cada membro e implementaram estratégias coesas. A pesquisa mostrou consistentemente que o “processo de grupo” é mais importante do que as habilidades individuais na previsão do desempenho da equipe.
- Habilidades Individuais: As melhores equipes tinham indivíduos com habilidades para executar as tarefas, no entanto, as habilidades individuais não são um preditor tão importante quanto o processo de colaboração em grupo.
- Sensibilidade Social: Equipes de alto IC são boas em “ler a sala”. Eles entendem as emoções e intenções dos outros, permitindo uma melhor comunicação e tomada de decisões.
Por que isso é importante para a prevenção de SIFs?
Desde 1992, o Dr. Krause e eu estudamos a melhoria da segurança nas organizações e os dados são claros: as empresas que fazem um trabalho melhor na solução de problemas em torno da segurança têm níveis mais rápidos e mais altos de melhoria.2 Além disso, desde 2010, tornou-se cada vez mais claro que a prevenção de SIFs requer a capacidade de resolver problemas complexos. As equipes de solução de problemas de alta IC estão mais bem equipadas para:
- Identificar as melhores oportunidades para eliminar a exposição aos SIFs.
- Fazer um brainstorming de soluções inovadoras para mitigar riscos.
- Executar planos de segurança de forma eficiente e colaborativa.
O que os líderes podem fazer:
- Invista em dinâmicas de equipe: Forneça ferramentas e treinamento para melhorar a colaboração, como coachingem comunicação ou sistemas para coordenação em tempo real.
- Construa equipes equilibradas: Garanta uma combinação de habilidades relevantes e indivíduos com alta sensibilidade social.
- Meça e aumente o IC: Avalie o IC de suas equipes e apoie-os com feedback, recursos ou mudanças de pessoal quando necessário.
Ponto-chave:
Eliminar lesões graves e fatalidades (SIFs) é difícil—Se fosse fácil, um número menor de vidas seriam perdidas no local de trabalho. O sucesso requer reunir pessoas com uma gama de habilidades e conhecimentos, trabalhando para identificar e resolver problemas complexos. Ao promover a inteligência coletiva nessas equipes, você não apenas equipará suas equipes para eliminar a exposição aos SIFs, mas também desenvolverá sua capacidade de enfrentar efetivamente outros desafios.
Referências
1 Riedl, C., Kim, Y. J., Gupta, P., Malone, T. W., & Woolley, A. W. (2021). Quantifying collective intelligence in human groups (Quantificando a inteligência coletiva em grupos humanos). PNAS Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América), 118 (21).